sexta-feira, 24 de agosto de 2007

SPAM ou Arte Moderna?

Lasanhas de comer e chorar por mais. Pizzas congeladas a preços bastante acessíveis. Gelados apetitosos a qualquer hora. Produtos de bricolage, decoração e jardim. Fink Brau.


Bem-vindos ao maravilhoso mundo da cadeia de supermercados Lidl.

Ai belas tardes passadas nesses estabelecimentos! Autênticos mergulhos na multidão; homens e mulheres dos 0 aos 100, ávidos por consumir até ao ultimo cêntimo, acantonam-se em intermináveis filas...

O Lidl já está irreversivelmente enraizado na nossa sociedade. Já nem imaginamos um mundo sem aquele "ii" carinhosamente inclinado, qual Torre de Pisa.

Há coisas que realmente nos dão que pensar. O que seria Mr.Burns sem o seu fiel e eterno Smithers? Bem, respondo a esta questão com outra: o que seria o Lidl sem a assiduamente distribuída Dica da Semana? Mais uma insignificante superfície comecial, digo eu.

Esta publicação é algo controversa. Há quem a considere um reles parasita das caixas do correio do Alto Minho ao Algarve; outros vêem magia em cada linha, da primeira à ultima página; outros há que adoptam uma posição mais neutra, sem desprezo nem vício.

Contudo, seja qual for a nossa posição, deparamo-nos com uma verdade incontornável, e porventura cruel: não lhe podemos ser indiferentes. Entre as cartas da EDP, da água, do banco e do médico, está sempre o belo do jornal. Chego-me a perguntar: os autocolantes disponíveis no referido supermercado para que recebamos o manuscrito na caixa do correio serão o exemplo supremo de redundância?
Seja como for, com informações de culinária, passando pela publicidade (oh mãe, eles no dia 23 vão ter portáteis e no dia 26 há torradeiras!) e pelas entrevistas a celebridades, o Lidl deve muito do seu sucesso a essas páginas, que são óptimas quer para ler, quer para acender a lareira...

(O jornal “Dica da Semana”, publicação associada à rede de distribuição Lidl, foi a publicação mais lida pelas mulheres portuguesas no primeiro semestre do ano passado, divulgou o estudo da empresa de planeamento Media Planning.)

Isto é um facto! Um simples silogismo permite-nos alcançar resultados assustadores:

As mulheres têm um peso crescente na sociedade actual;
As mulheres leem a Dica da Semana;
logo, A dica da semana tem um peso crescente na sociedade actual

P.S.- Os homens que se cuidem... meesmo!

1 Comment:

Anónimo said...

grandes lasanhas!