domingo, 23 de março de 2008

Guinness, cobras e melão

Uma das mais inúteis invenções do Homem dos últimos séculos foi o Livro de Recordes do Guinness. Pessoas anónimas, geralmente oriundas das mais recônditas terriolas norte-americanas, animais selvagens ou simples caniches de penteados deprimentes e atentatórios da dignidade do cão canídeo, deixam o estatuto de nobre desconhecidos para se tornarem famosos pelos seus (in)assinaláveis feitos.

Desde a senhora de cabelo despenteado e óculos de fundo de garrafa que treinou a sua cadela para saltar a alturas superiores a metro e meio (segundo ela porque quando a cadela era pequena "não parava de andar aos saltinhos"); à jovem que possui um cavalo pigmeu - e atente-se à informação adicional que a jovem faz questão de nos fornecer bem ao estilo Jorge Gabriel no final de cada pergunta do Quem Quer Ser Milionário?: "há os mini cavalos, do tipo A e B [assim como há os ovos de tamanho L e XL, acrescentaria eu]; e há os cavalos pigmeus que ainda são mais pequenos que os mini cavalos de tipo A" - e que tenta bater o recorde: salto em altura mais alto jamais executado por um cavalo pigmeu, marca que se cifra nos 60 centímetros (!); até ao freak de 850 kg, provavelmente proveniente de uma terra onde abundam os restaurantes de fast-foog (o que engloba qualquer lugar nos EUA), e que possui uma belíssima cascavel com a qual decide procurar (e consegue) bater o recorde: maior número de balões rebentados por uma cobra num minuto (!!!).

E penso que daqui não conseguirei avançar. Se ainda podemos considerar como equacionáveis os dois primeiros "feitos", este último é delicioso de tão... estúpido. Quem é que se lembra, caros leitores - e digo isto já a espumar-me fartamente - de pôr uma cobra, venenosa, letal e que faz um barulho irritante com a cauda a rebentar balões? Balões daqueles que se usam nas festas de crianças, às cores! E sabeis vós qual o processo para conseguir o "feito"? Nada mais inteligente que atiçar o bichinho contra os balões e deixar que ele, com os seus dentes carregados do suculento veneno, mortal para qualquer animal, rebente os ditos. Muitos parabéns caro amigo, conseguiu bater um recorde difícilimo. A cobra rebentou nos 60 segundos a impressionante (de tão ridícula) quantidade de... onze balões.

Pois muito bem, podia ter rebentado 1 ou 350 milhões que o recorde seria batido na mesma, sabe porquê, caro amigo? Porque mais nenhum idiota à face da terra se lembra de ter cascaveis em casa para treiná-las e bater com elas o recorde maior número de balões rebentados por uma cobra num minuto!!! Pela simples razão: isso é estúpido, perigoso e não faz o mínimo sentido.
Mas la está, assim também eu vou bater recordes do Guinness. Um prezado colega blogger desta casa, que não vou estar a nomear, tentou já, embora fracassando, bater o recorde indivíduo capaz de comer um bolo de arroz num minuto. E eu vou mais além... Irei bater o recorde: pessoa no mundo que consegue equilibrar em cima da cabeça, durante um minuto, o maior número de nacos de melão envolvidos em fatias de presunto com um palito a atravessá-los de um lado ao outro e embrulhados numa folha de papel enquanto lê o jornal Expresso e toma café, com o televisor ligado no canal Bloomberg. Serei capaz?

segunda-feira, 17 de março de 2008

parabens..



Hoje acordei com um estranho sorriso nos lábios, a democracia está de parabéns!

Faz hoje 30 anos que o presidente de uma das regiões autónomas nacionais chegou ao poder, o que significa que desde de 17 de Março de 1978 (!) que o a Ilha da Madeira "elege" (estamos a falar da Madeira) o mesmo líder. O aniversario da tomada de posse de Alberto João Jardim constitui muito provavelmente, a seguir ao Calado/Melão affair, aos artigos de opinião de Cláudio Ramos e à revelação das fotografias de Ana Malhoa - versão camionista, uns dos acontecimentos que marcarão os destinos da presente geração lusitana. Hoje o alvoroço era inevitável. O meu pássaro chilreava desenfreadamente, o cão da minha tia saltava de contentamento, o meu pai acordou cedo e logo abriu as janelas sentindo o sol matinal.. João Jardim estava de parabéns!

Mas não se pense que aqui em casa essa pacata figura do panorama politico nacional apenas hoje foi especialmente lembrada! Já há uma semana que o madeirense é por aqui referenciado com especial vigor. Desde logo por um elegante e sempre agradável trabalho jornalístico feito pela SIC Noticias acerca de alguns jovens e respectivas famílias em zonas como Câmara de Lobos, Ponta do Sol ou Ribeira Brava. A alegria generalizou-se! como seria de esperar a reportagem trazia novas de alegria oriundas do trabalho dedicado do líder social-democrata - "casas" de uma divisão partilhadas por casal e 7 filhos, jovens adolescentes a mendigar de pura fome, proliferação de aliciamento para redes de pedofilia à luz do dia, crianças a arrastarem-se sem nada para comer.. raiaram rasgados elogios a Alberto João!

Hoje, no seu grande dia, o canal público, justificadamente, não se conteve! Tratou de entrevistar madeirenses famosos e claro, quem melhor para falar do ilustre Alberto João Jardim? Joe Berardo, o homem que articula os seus discurso e raciocionio quase tão bem, mas a nível bem próximo, como o meu primo de 5 anos! Óbvio, que pela sua longa experiência como cidadão madeirense, Berardo enalteceu o trabalho da personalidade em questão realçando as boas obras por este preconizadas - certamente por ser muito afectado pela sua utilidade!
Refiro ainda que o Presidente, questionado pela forma como gostaria de ser relembrado afirma, "estão neste momento cerca de 4000 obras a decorrer; gostava que daqui por uns anos as pessoas passassem e comentassem - isto foi feito na era de João Jardim!".. desejo ardentemente que os comentários não venham apenas de visitantes; visitantes que por este andar serão quase que necessariamente a par e passo prevaricadores financeiros ou pedófilos belgas! Pelo menos, que ainda sobreviva algum nativo para ver a sua Ilha daqui a uns tempos..

Perante isto só me resta eu próprio em nome principalmente da pequenada madeirense que, infortúnio o seu, não nasceu em berços de ouro de paizinhos que os mantém a passear nas Faculdades do Continente, mas cujos gemidos de fome e lágrimas de mágoa e dor elevam a imagem do grande líder, amigo dos seus "eleitores" (estamos a falar da Madeira), e já saudoso Alberto João Jardim, dar os sinceros parabéns pelo seu bonito percurso à frente dos destinos da Ilha de Gonçalves Zarco e Vaz Teixeira! Salve amado Presidente!


= post publicado em simultâneo em Torrada do Meio e no Echoes.. =