segunda-feira, 17 de março de 2008

parabens..



Hoje acordei com um estranho sorriso nos lábios, a democracia está de parabéns!

Faz hoje 30 anos que o presidente de uma das regiões autónomas nacionais chegou ao poder, o que significa que desde de 17 de Março de 1978 (!) que o a Ilha da Madeira "elege" (estamos a falar da Madeira) o mesmo líder. O aniversario da tomada de posse de Alberto João Jardim constitui muito provavelmente, a seguir ao Calado/Melão affair, aos artigos de opinião de Cláudio Ramos e à revelação das fotografias de Ana Malhoa - versão camionista, uns dos acontecimentos que marcarão os destinos da presente geração lusitana. Hoje o alvoroço era inevitável. O meu pássaro chilreava desenfreadamente, o cão da minha tia saltava de contentamento, o meu pai acordou cedo e logo abriu as janelas sentindo o sol matinal.. João Jardim estava de parabéns!

Mas não se pense que aqui em casa essa pacata figura do panorama politico nacional apenas hoje foi especialmente lembrada! Já há uma semana que o madeirense é por aqui referenciado com especial vigor. Desde logo por um elegante e sempre agradável trabalho jornalístico feito pela SIC Noticias acerca de alguns jovens e respectivas famílias em zonas como Câmara de Lobos, Ponta do Sol ou Ribeira Brava. A alegria generalizou-se! como seria de esperar a reportagem trazia novas de alegria oriundas do trabalho dedicado do líder social-democrata - "casas" de uma divisão partilhadas por casal e 7 filhos, jovens adolescentes a mendigar de pura fome, proliferação de aliciamento para redes de pedofilia à luz do dia, crianças a arrastarem-se sem nada para comer.. raiaram rasgados elogios a Alberto João!

Hoje, no seu grande dia, o canal público, justificadamente, não se conteve! Tratou de entrevistar madeirenses famosos e claro, quem melhor para falar do ilustre Alberto João Jardim? Joe Berardo, o homem que articula os seus discurso e raciocionio quase tão bem, mas a nível bem próximo, como o meu primo de 5 anos! Óbvio, que pela sua longa experiência como cidadão madeirense, Berardo enalteceu o trabalho da personalidade em questão realçando as boas obras por este preconizadas - certamente por ser muito afectado pela sua utilidade!
Refiro ainda que o Presidente, questionado pela forma como gostaria de ser relembrado afirma, "estão neste momento cerca de 4000 obras a decorrer; gostava que daqui por uns anos as pessoas passassem e comentassem - isto foi feito na era de João Jardim!".. desejo ardentemente que os comentários não venham apenas de visitantes; visitantes que por este andar serão quase que necessariamente a par e passo prevaricadores financeiros ou pedófilos belgas! Pelo menos, que ainda sobreviva algum nativo para ver a sua Ilha daqui a uns tempos..

Perante isto só me resta eu próprio em nome principalmente da pequenada madeirense que, infortúnio o seu, não nasceu em berços de ouro de paizinhos que os mantém a passear nas Faculdades do Continente, mas cujos gemidos de fome e lágrimas de mágoa e dor elevam a imagem do grande líder, amigo dos seus "eleitores" (estamos a falar da Madeira), e já saudoso Alberto João Jardim, dar os sinceros parabéns pelo seu bonito percurso à frente dos destinos da Ilha de Gonçalves Zarco e Vaz Teixeira! Salve amado Presidente!


= post publicado em simultâneo em Torrada do Meio e no Echoes.. =


2 Comments:

Anónimo said...

Longa Vida à Ética Republicana....

Anónimo said...

É só comedeirões! E este gajo é o pai deles todos