sábado, 13 de outubro de 2007

secretíssimo..



Sou assinante faz já alguns anos da revista Visão, especialmente por esta primar pelo jornalismo de qualidade, abstendo-se, salvo raríssimas e normais excepções, do vulgarismo e displicência baratos que infelizmente caracteriza boa parte da comunicação social nacional. Encontrei, no entanto, na edição de 26 de Julho de 2007 uma reportagem que me deliciou pela sua qualidade excepcional a nível da parvoíce. Consta então da referida reportagem um livro lançado há cerca de meio ano pela australiana Rhonda Byrne, 55 anos, actualmente "empresária espiritual" (!), chamado "O Segredo", que conta já com cerca de 10 milhões de exemplares vendidos. na base do "Segredo" está a dita "Lei da Atracção" que assenta no "facto" de atrairmos a nos, materializando-se nas nossas situações da vida, tudo o que pensamos e sentimos. Sustentando tudo isto são apresentados testemunhos "reais", frases bíblicas e de pensadores históricos e excertos de várias entrevistas a seguidores de uma seita emergente.

O percurso de Rhonda, mulher com nome de marca de electrodomésticos ou mesmo de uma qualquer empresa concorrente da Ferbar ou dos rebuçados Dr. Bayard, não será de todo estranho - crise pessoal, ruína financeira iminente; lê um livro da mesma estirpe do que viria a escrever, hipoteca a casa e vai para os EUA "recolher material para o seu projecto milionário"; vai à Oprah e aí está ela a vender sabão. Apesar de tudo, a aparente popularidade de Rhonda é incontornável. Por entre Wikipédia e Youtube reúne já 250 milhões de entradas no Google. A estupidez e ridicularidade de certos pormenores são, no entanto, impossíveis de não merecer um comentário à altura.

Logo à partida salientaria as bases cientificas de que a autora e aqueles que do seu imbróglio corroboram se querem fazer valer. A isto apenas contraponho uma posição que a própria Visão apresenta vinda até de um dos gurus da obra - o físico quântico Alan Wolf que diz que não é cientificamente óbvio que algo aconteça apenas por se acreditar - entre outros.
Detia-me no entanto com dois pormenores deliciosos - os testemunhos que são citados bem como as profissões (!) dessas mesmas pessoas..
Comecemos por Joe Vitale que afirma que "tudo aquilo que o rodeia, neste momento, na sua vida, incluindo as coisas de que se queixa, foi atraído por si" bem como que "se acreditamos que não merecemos o que desejamos, bloqueamos a possibilidade". Joe Vitale, após ter sido sem-abrigo durante anos, é técnico de marketing, agora doutorado em Metafísica!.. amigos, doutorado em metafisica! quais Ciências Jurídico-Civilisticas, qual Geometria Descritiva, qual Periodontologia.. doutorado em Metafísica!
Realçaria mais dois exemplos - José Pedro Reyes (primo da parte do 3º metatarso do pé direito de José Antonio Reyes), 40 anos, formador e terapeuta brasileiro (!) "descobriu esta lei invisível quando há 15 anos teve um acidente e ficou com o joelho esquerdo desfeito". Depois de recusar a terapia convencional pois, segundo este, os médicos não garantiam a recuperação, Reyes larga tudo, vem para Portugal e, a vossa atenção por favor, José Pedro Reyes diz tão somente isto "fiz a minha autocura com visualização diária (imaginar a cura do joelho)" - sem comentários.

Termino este texto com uma referencia as profissões das personalidades citadas:

Lúcio Lampreia (!) - consultor
Bob Proctor - filosofo, autor e personal coach
Neale Donald Walsh . autor de "Conversas com Deus", orador e mensageiro espiritual
James Ray - filosofo e criador de programas de prosperidade e potencial humana
Joe Vitale - Metafisico, especialista em marketing e autor

o melhor para o fim..

Michael Bernanrd Beckwith - Visionário

considerem-se avisados..

2 Comments:

White Castle said...

Ao teu post permite-me aditar o que disse no meu blog no dia 28 de Agosto... Boas leituras na secção dos livros de auto-ajuda! ;)

Rita said...

Entre essa autora (e famoso livro) e a Guidinha Rebelo Pinto cá do nosso Portugalinho, venha o Diabo e escolha...