sábado, 19 de janeiro de 2008

batatada..


ultimamente tenho andado extremamente agressivo.. (por acaso até tenho andado especialmente calmo, mas p'ra efeitos legais vamos supor-me consideravelmente danado!)

Assim sendo, tenho sentido um apetite duma intensidade notável de fazer algo que já há muito, muito tempo não faço. Tirem essas ideias macacas da cabeça, tem-me apetecido andar à porrada! Importa desde já esclarecer o âmbito de aplicação da expressão andar à porrada - sendo este o mais acanalhado possível..

Posto isto, tenho andando a elencar comigo mesmo uma serie de situações com que me tenho deparado no meu dia-a-dia e que tem motivado os meus acessos de carinho!
Pois é, é isso mesmo, precisava de atestar uns selos em gajos de 19 anos que vão para cabeleireiros de senhoras denegrir a imagem de colegas sem ganhar absolutamente nada com isso; em artistas que têm a mania que são
dreads da street lá porque são quase cinturões negros e depois levam grandes treinos; nos sindicalistas, em todos em geral, mas nos que promovem a greve dos argumentistas nos EUA e não me deixam ver as minhas séries, em especial (sem esquecer a tropa toda da CGTP); nas pessoas que dizem que não contratam licenciados porque têm formação a mais; no Paco Fortes; no Centro Democrático Social e respectivos assessores de imagem; no assobio do David Fonseca que não me sai da cabeça; nas pessoas que insistem em dizer a porcaria do "s" ao conjugar os verbos na 2ª pessoa do singular, no pretérito perfeito, na interrogativa (vá eu explico.. entendestes?!); entre outros..

eu sei que no âmbito da parvoíce do Torrada não devia estar p'ra aqui com divagações deste cariz mas pensando bem também atestava dois tentos bem aviados no artista que se lembrou de inventar este
template para o blog.. mas enfim!

ah, outra coisa, enquanto escrevia este post ouvia os comentários finais na emissão da TSF ao FCPorto - CDAves a contar para a Taça de Portugal. No fim, o jornalista que orienta a emissão passa a introduzir a típica eleição do melhor em campo pela equipa TSF. X a tua opinião - "jogador y", Y a tua opinião - "para mim, Ernesto Farias" , para mim Ernesto Farias também o melhor em campo.. e aí está melhor em campo para a equipa TSF o avançado do FCPorto, Ernesto Farias.. SÃO 3 PESSOAS!!! mas que raio de eleição é esta pela "equipa TSF"? ei, grande sondagem, sim senhor quem será 30 votos e tal..
não, 3 pessoas, siga o Farias! com franqueza..


enfim juventude, e pergunto eu, onde esta o meu direito de mandar uns pêros bem assentes?



considerem-se avisados..
(ahh, aliás, considere-se avisada!)


quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

100% Alma

O nascimento de Jesus Cristo marca início de um calendário, o Gregoriano, adoptado por grande parte do nosso mundo como a referência temporal da História.

Jesus uniu num só credo, numa só fé inabalável, milhões de seguidores, sendo “alvo” de uma venerações despretenciosa e sem precedentes, pela sua bondade inata, pela vontade de ajudar o próximo, enfim, pelos ideais que defendeu até ao seu fim carnal… para nos salvar

Cerca de 2000 anos depois, surgiu uma nova estrela… Tal como Jesus Cristo, reuniu discípulos e arrastou multidões. Não na Palestina, mas em Portugal. Não por transformar água em vinho, mas por transformar passes em golos. Não por espalhar uma mensagem pelo mundo, mas por espalhar magia por incontáveis campos pelados de futebol…

José Manuel (a.k.a. Zé Manel Picão) nasceu para brilhar. Desde cedo se percebeu que ali havia algo mais do que puro talento; havia paixão. Paixão essa que, ao longo de mais de uma década, contagiou todos aqueles que acompanharam o maravilhoso mundo da Associação de Futebol de Braga, em particular um ilustre clube sito nas imediações da Cidade Berço: o Clube Desportivo de Ponte.

Com um porte e estilo de jogo elegantes (mas não menos eficientes), Zé Manel conduziu os destinos dentro das quatro linhas do clube que o viu nascer, sempre com toda a dedicação que um ser humano pode empregar numa tarefa. Contudo, o modo como encarava cada desafio, cada adversário, cada guarda-redes inspirado, cada muralha defensiva, dava a entender que para ”El Pibe de S.João”, o jogo não era meramente uma tarefa. Era uma autêntica filosofia de vida, perfumada por aquela fragrância, pautada por um fervor tão peculiar, por “aquele” fervor, que é apanágio dos predestinados.

Podia ter sido médico, advogado ou até construtor civil… mas o fado destinou-lhe o futebol, para gáudio da “aficción” do seu clube. Ver o Ponte a jogar, era ver o Zé a jogar. Não estou com isto a retirar mérito aos demais membros do plantel, apenas estou a exaltar, ou melhor, a recitar, qual epopeia, as fabulosas aptidões do nosso Astro.

No entanto, “everything that has a beggining, has an end”. Volvido um incontável número de temporadas ao mais alto nível, chegou a altura de pendurar as botas, arma letal ao longo da sua carreira, de onde saíram imensos tiros de regozijo das gentes…

Sem dúvida, o futebol ficará mais pobre. Mesmo assim, os momentos inesquecíveis por ele protagonizados, ficarão eternamente pintados na tela da nossa memória. Valha-nos isso.

Isso e a esperança que prolongue o seu trabalho, agora fora das quatro linhas. Que seja ele o Pastor de um rebanho fiel e empenhado, tal como Jesus foi. Refiro-me agora aos jogadores, que enriqueceram com o seu legado.

Fecha-se um ciclo, mas um novo começa. Do mesmo modo que o filho de Maria continua vivo no presente (e certamente continuará), a garra e o querer inabaláveis do nosso mágico ficarão para sempre incrustadas nos horizontes da memória.

Um bem-haja

Até Sempre