domingo, 29 de julho de 2007

Dragon Ball Z vs Dragon Ball Y(MCA)


Ah bela infância... Não sem saudade a ela nos referimos certamente.

A minha geração viveu-a na década de 90, uma decada marcada, como é óbvio, por razões positivas (estabilização do pós Guerra Fria, Tratado de Maastricht, prosperidade da democracia, fim do Apartheid na África do Sul...) e por razões negativas (Guerra do Golfo, genocídio no Rwanda, massacre de Columbine e atentados em Oklahoma, ameaças permanentes da ETA...)

Contudo, indiferentes a tudo isto que apoquentava os "crescidos", crescíamos, vivíamos, aprendíamos, disparatávamos, enfim... éramos crianças. E ser criança é ser-se despreocupado por natureza, daí eventuais sentimentos nostálgicos.

No meio de tanta coisa nova, uma delas embrenhou-se na nossa rotina. De tal modo que, chegada determinada hora, a nossa atenção se concentrava num exíguo quadrado (uma tal de Televisão), obrigando-nos a rogar pragas a quem nos desviava forçadamente o olhar.

Quem viu, quem viveu, sabe do que estou a falar... Refiro-me, não ao Juíz Decide, não ao Fátima Lopes, mas ao:

Dragon Ball Z! Songoku, Krilin, Yamsha, Vegeta, Satan, entre muitos outros, ocupavam muito mais do que os cerca de 25 minutos das nossas tardes; geravam genuínos fóruns, discussões intermináveis no recreio, birras com os pais que nos mandavam - em vão - fazer o T.P.C, enfim, faziam parte da nossa curta existência.

Inconformadas, vozes começaram a insurgir-se contra a violência gratuita, contra a banalização da própria morte (sim, porque as bolas de cristal resolvem tudo), contra uma cultura de destruição em massa que, supostamente, estaria a desencaminhar os jovens dos ideais estereotipados do cidadão íntegro e responsável.

Todavia, e como em tudo na vida, temos que saber ler nas entrelinhas, em vez de nos ficarmos pela primeira impressão, não raras vezes vaga. Que a série era violenta, ninguém o pode negar; que era apelava à discriminação sexual, poucos sabem!

Devem estar, provavelmente, a pensar: "o que é que deu na cabeça deste gajo para dizer uma barbaridade destas?"

Ora, não pretendo, de modo algum, ludibriar os caros leitores! Apenas me limitarei a apresentar factos, sobejamente conhecidos por todos aqueles que, como eu, vibravam com o desenho animado em questão:

  • Raditz: tinha uns longos cabelos e gabava-se constantemente da qualidade da sua roupa

  • Coraçãozinho de Satan: com um nome tão puro e singelo, não tardou a ser trespassado por Songoku, ainda na 1ªsérie. O seu descendente, ficou conhecido por Satan Junior(onde está o coraçãozinho?)

  • Freezer: o nome revela uma personalidade gélida, temível; a sua voz faz inveja ao Cláudio Ramos e ao José Castelo Branco. Tem dois chifres, provavelmente resultantes de romances intergalácticos mal sucedidos.

  • Cell: muito forte, sem dúvida. O facto de "absorver" os cyborgs pelo seu ânus (que ficava bastante largo) ditou a sua sentença.

  • Bubu: nome já de si deveras duvidoso. Se a isto juntarmos a sua tonalidade cor-de-rosa e a particularidade de converter os inimigos em bombons, apreciando o seu sabor...

Foram todos impiedosamente exterminados...


Será esta a mensagem de tolerância e liberdade sexual que agora tentamos incutir? Não adianta plasmar na lei a liberdade sexual: a solução passa pela formação dos jovens desde a mais tenra idade...


Para concluir como característico jeito do PNR: "DragonBall merdoso, podes fugir mas não te podes esconder"



quarta-feira, 25 de julho de 2007

anonimato..


já sabemos que há gente que tem a mania das grandezas, que por qualquer razão se julga grande e tal ou que por um motivo qualquer é mais do que os outros (esta parte não é para comentar lol), mas também há aqueles que além disso ainda são vitimas daqueles que os fazem grandes.. Assim sendo, a minha atenção vira-se para uma classe de indivíduos que com duas balelas se imortalizaram.. tenho despendido algum tempo a equacionar por que motivo se tornou Sócrates imortal com a sua citação - "só sei que nada sei!"; amigos, um tipo vira-se e diz "só sei que nada sei.."

e depois?..

depois, o mundo continua!!

o meu avô diz muitas vezes "vamos todos lá para baixo", "é o que nos espera é a Rasteira", "não somos nada.."; a minha tia-avó na sua impossibilidade linguística de dizer a abreviatura de prostituta diz "anda cá minha filha da putcha", tenho um vizinho que diz "ele berrava aos sete caragos", e por aí adiante.. e vão todos morrer no anonimato!

acho que já deu pra entender a parvoíce e o erro histórico em que estamos a redundar ao venerar a expressão dum tipo que ainda por cima tinha nome de Primeiro-Ministro português!.. "só sei que nada sei.." isso todos dizemos à entrada dos exames!! (vá, quase todos, menos o Ary, o Tiago Ramalho e a Maria João.. sim e o Canotilho - mas é só pra se convencer do contrario..)

venha quem vier não me convence da validade formal muitos menos material desta expressão..

considerem-se avisados!

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Para todos os Participantes ou Participantes:

Visto que no Torrada pouco destaque tem sido dado à televisão portuguesa, decidi fazer um pequeno investimento nesta matéria (sempre a pensar nos nossos estimados leitores).

Sendo assim, começarei por fazer um pequeno questionario:

1-Tem por hábito deitar-se já de madrugada?

2-Vê canais portugueses?

3-Considera-se uma pessoa com um nível de cultura acima da média?

4-Os programas interactivos fascinam-o?

5-Um reforço na sua conta bancária era lhe conveniente?

Se respondeu "SIM" a todas, responda às seguintes:

6-Considera a paciência a virtude suprema do ser humano?

7-As vozes num tom ligeiramente estridente não são problema para si?

8-Gosta de mulheres esbeltas?

9-Diverte-se com as gaffes características dos programas em directo?

10-Tolera ordens permanentes para se deslocar ao telefone mais próximo?

Se respondeu afirmativamente a todas as questões, este é o seu programa:


Não está a reconhecer o programa em questão? Talvez este link lhe seja útil:



http://www.youtube.com/watch?v=E_qAAAQwAME
(problemas técnicos impedem que o video estaja disponível directamente no blog, pelo que desde já pedimos desculpa)

A prova que não é preciso ter dois dedos de testa para ser apresentador(a) de TV: bastam apenas dois Kg no soutien...

P.S.- Vou lhe dar mais 2 minutos, a contar a partir de agora, para comentar! Tem direito a Resposta Dupla!

sexta-feira, 13 de julho de 2007

sub..


Sou muitas vezes confrontado com algumas criticas relativamente à minha posição face ao assunto em questão - a saber as selecções nacionais de algumas modalidades..

Desde logo felicito o Sr. Couceiro pelas excelentes prestações com que continua a nos presentear. Depois da gloriosa e milagrosa intervenção no Campeão, como qualquer grande treinador, deixa agora o seu cunho nas selecções, recentemente em acção. Considero de uma destreza e eloquência digna de mestria ancestral as palavras com que este senhor nos confronta no fim das prestações dos seus pupilos.. é de um descaramento incrível as voltas em que Couceiro se enrola nas entrevistas rápidas, quando depois das estúpidas e tristes figuras que os miúdos mimados fazem dentro do campo, com uma naturalidade completa, pratica um discurso muito sereno com alguns pontos que tem tanto de óbvios quanto a vontade do dito treinador os esconder: em primeiro lugar, depois de toda a borrada que fez, para Couceiro, no fim do nojo do campeonato no Canadá e com o bonito antecedente dos sub-21, há sempre algo a lamentar mas o que se consegue é aparentemente mais valioso do que se perdeu; não consigo encontrar em si uma réstia de sentimento aparente de responsabilidade.. vem com uma frase retórica trazer para si o lamento da derrota e do papel da figura do treinador nestas ocasiões num tom característico do politicamente correcto.. depois, aqui sim, bate a bota com a perdigota - as palavras e o tom em que as profere estão em absoluta consonância com a sua postura impávida e irritantemente atípica.. é o típico discurso de quem está ali agarradinho e não sai por nada deste mundo.. vergonha sr. Couceiro..

mas ao contrario do que possa parecer, não é ao pacha do treinador que este post faz referencia.. ao que me referia inicialmente era ao papel das selecções nacionais em geral. Numa altura em que vimos 3 em acção mais mediática (futebol sub-20, sub-21 e Hóquei em Patins) reflicto no descrédito em que estas acabam por cair.. entristece-me sinceramente a postura desta gente que diz representar o pais, as constantes expectativas que neles são depositadas e depois a redonda desfaçatez de deixar tudo e todos em absoluta e plena desilusão.. não vou personalizar na figura do brasileirinho que desde ainda antes de 2004 nos tomou a selecção, mas torna-se claro que constantes pedidos de apoio às selecções acabam por cair em mentes cépticas e descrentes.. com tanta expectativa parece que mais prazer essa miudagem mimada e rebelde tem em nos desiludir.. gente que nem cantar o hino sabe..

é dar com eles na Cova da Moura, já e em força!

considerem-se avisados!

domingo, 8 de julho de 2007

A oitava maravilha do mundo

Rio Leça, Portugal

Atravessando alguns dos mais belos concelhos da Área Metropolitana do Porto, o leito do Leça destaca-se pela sua tocante opacidade e pelo azul-petróleo das suas águas. Apresenta uma diversidade de fauna impressionante, que se integra perfeitamente na paisagem natural envolvente, e se revela única na Europa e quem sabe até em Portugal. Depois de um dia estenuante de trabalho, não hesite em retemperar forças respirando o aromático perfume das águas deste rio ou, se for mais aventureiro, praticando um dos inúmeros desportos aquáticos que tem à sua disposição. Uma nomeação mais que justíssima.

Hillary


Hillary Rodham Clinton...candidata às presidenciais de 2008 nos Estados Unidos da América...
Esta senhora é a prova viva que atrás de um grande homem...há sempre muitas mulheres...

Acontece que há uns tempos esta senhora(e não no sentido pejorativo com que sempre é utilizado o "esta senhora"...e porque não esta reles? esta gaja? porque ser-se educado quando se tá prestes a insultar uma alguém?)candidatou-se ao lugar que lhe dará um poder de influência, um poder tal que, sem querer exagerar, lhe atribui a qualidade de líder supremo do mundo à qual tudo é permitido, vulgo Presidente dos EUA.
Contudo, não estou nada à espera de ver a Casa Branca ser mandada pintar de cor de rosa nos próximos tempos...
Alguém que vive há décadas com Bill Clinton, e é a última a saber que está ser traída(coisa que o mais vulgar dos seres nota em 5 min a observar o Bill), então uma tarefa inocente como esta não me parece bem entregue a Hillary...

«-Doutora Clinton, os EUA foram invadidos e subjugados por Bin Laden!!!»
«-Ai foi? Eu bem que já desconfiava...aqueles mails numa língua que parecia em código ou árabe ou coisa do género...hmmmm, eu bem que devia ter investigado»

O simpático povo americano que na sua Estátua da Liberdade tem a famosa inscrição «Venham a mim as massas exaustas, pobres e confusas» que nós temos aqui uns Bairros manhosos e desertos pra vocês, e muitas obras a construir...devem estar a pensar...«Mas isto é uma brincadeira ou quê? qualquer dia aparecem candidatos...tipo de origem africana com hussein no nome...».
Bem,também não vale a pena hiperbolizar...será por acaso que aquele edifício se chama Casa BRANCA?

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Bártolo's de Ouro 2007 - participa!

Inicia-se hoje a eleição dos Bártolo's de Ouro 2007 (1), os já internacionalmente famosos prémios para os melhores comentadores do Torrada do Meio. Nesta primeira fase, tudo o que terás que fazer é comentar a torto e a direito para poderes ver o teu nome figurar na "torrada da fama". As categorias de Bártolo's a figurar na eleição serão divulgadas dentro em breve num blog perto de ti. Poderás sempre preencher os cupões que vêm na revista Caras e enviar juntamente com enchidos das beiras e ovos-moles de Aveiro para "Torrada do Meio -Estrada da Outorela - Apartado 1147, Portugal Codex". A eleição será completamente imparcial.

Participa!

(1) Bártolo foi uma das maiores figuras da Escola de direito dos Comentadores.