sexta-feira, 13 de julho de 2007

sub..


Sou muitas vezes confrontado com algumas criticas relativamente à minha posição face ao assunto em questão - a saber as selecções nacionais de algumas modalidades..

Desde logo felicito o Sr. Couceiro pelas excelentes prestações com que continua a nos presentear. Depois da gloriosa e milagrosa intervenção no Campeão, como qualquer grande treinador, deixa agora o seu cunho nas selecções, recentemente em acção. Considero de uma destreza e eloquência digna de mestria ancestral as palavras com que este senhor nos confronta no fim das prestações dos seus pupilos.. é de um descaramento incrível as voltas em que Couceiro se enrola nas entrevistas rápidas, quando depois das estúpidas e tristes figuras que os miúdos mimados fazem dentro do campo, com uma naturalidade completa, pratica um discurso muito sereno com alguns pontos que tem tanto de óbvios quanto a vontade do dito treinador os esconder: em primeiro lugar, depois de toda a borrada que fez, para Couceiro, no fim do nojo do campeonato no Canadá e com o bonito antecedente dos sub-21, há sempre algo a lamentar mas o que se consegue é aparentemente mais valioso do que se perdeu; não consigo encontrar em si uma réstia de sentimento aparente de responsabilidade.. vem com uma frase retórica trazer para si o lamento da derrota e do papel da figura do treinador nestas ocasiões num tom característico do politicamente correcto.. depois, aqui sim, bate a bota com a perdigota - as palavras e o tom em que as profere estão em absoluta consonância com a sua postura impávida e irritantemente atípica.. é o típico discurso de quem está ali agarradinho e não sai por nada deste mundo.. vergonha sr. Couceiro..

mas ao contrario do que possa parecer, não é ao pacha do treinador que este post faz referencia.. ao que me referia inicialmente era ao papel das selecções nacionais em geral. Numa altura em que vimos 3 em acção mais mediática (futebol sub-20, sub-21 e Hóquei em Patins) reflicto no descrédito em que estas acabam por cair.. entristece-me sinceramente a postura desta gente que diz representar o pais, as constantes expectativas que neles são depositadas e depois a redonda desfaçatez de deixar tudo e todos em absoluta e plena desilusão.. não vou personalizar na figura do brasileirinho que desde ainda antes de 2004 nos tomou a selecção, mas torna-se claro que constantes pedidos de apoio às selecções acabam por cair em mentes cépticas e descrentes.. com tanta expectativa parece que mais prazer essa miudagem mimada e rebelde tem em nos desiludir.. gente que nem cantar o hino sabe..

é dar com eles na Cova da Moura, já e em força!

considerem-se avisados!

1 Comment:

Tiago Lima said...

Parece k o sr.Couceiro deu aos seus pupilos as indicaçoes deixadas pelo craque do S.Pedro da Cova: "Vamos tentar danificar a nossa camisola!"

E nao é k os safados conseguiram mesmo?