sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Abderramão I – O homem por trás do mito

Ainda me lembro da primeira vez que tomei conhecimento da existência de tão nobre vulto da história mundial. Foi enquanto folheava o livro de Historia do Direito Português em busca de imagens ou cartoons divertidos, que me deparei com o relato das façanhas e desventuras de Abderramão I.
Desde cedo desejei saber mais sobre esta personagem, cujo nome quase me cuspo quando pronuncio. Com muito tempo livre, “parti” numa demanda pela descoberta do verdadeiro Abderramão I, aquele que não vem impresso nos livros.
Ao que parece, além de exímio diplomata e estratega, Abderramão I era também um “homem dos sete ofícios”. Consta que deixou marcas no mundo do desporto, engenharias, artes dramáticas e artes gráficas. Como desportista ficou conhecido como o pai do salto em altura, ou pelo menos como o conhecemos hoje. Na altura um desporto com poucos adeptos, e sempre em número decrescente, o salto em altura “emergiu” quando Abderramão I definiu que no final do salto o atleta deveria cair sobre uma superfície macia e acolchoada, ao contrário da cama de pregos envenenados que até então se usava.
Na engenharia distinguiu-se como o inventor do descascador de batatas e do diablo, sendo portanto um herói para muitos de nós (ah, como são boas as batatas fritas). Nas artes dramáticas ficou famoso graças à invenção da "técnica oratória humildemente entediante”, imortalizada por Júlio Isidro.
Foram estes os principais segredos de Abderramão I que descobri na minha exaustiva pesquisa de três horas. E isto não aprendemos com o Dr. Adragão.

5 Comments:

Fresquinha said...

Conhecem A Mulher do Próximo ? Logo vi que não.... Vão a www.afresquinha.blogspot.com

jünger said...

prof. dr. Adragão!

blasfémia..

Guilherme Silva said...

As minhas mais sinceras desculpas desde ja.

Ferreira Ribeiro said...

Aproveitava para apresentar as minhas boas-vindas ao Sr. Guilherme Silva, novo colaborador do Torrada. Que a sua anexação ao rol de bloggers deste espaço se traduza num exponenciável crescimento do blogue e ao mesmo tempo num importane crescimento pessoal para a Sua pessoa são os meus votos.

Saudações torradísticas.

M. Pompadour said...

É nestas alturas que eu vejo que não estudei muito para História do Dto...e agradeço a mim mesma por isso. Compreendo cmo tal coisa deixa uma pessoa transtornada. xD