sábado, 29 de dezembro de 2007

Fia-te na virgem e não corras...

Sempre me fora dito(ou pelo menos pela minha querida avó), que a Bíblia, qual fax divino, era a palavra do Senhor e que todos segundo esta deveriam guiar as suas vidas...
Blasfémia, rosnava a velhinha quando eu dizia que não era para "levar à letra"...o Senhor é perfeito...
"Mas a religião podia tomar uma posição e actualizar o manual da Catequese...", Blasfémia...isso seria negar pressupostos de uma realidade que não é questionável...mudar toda o fundamento de uma religião...
"Mas não pode ser perigoso dizer aos meninos para lerem a Bíblia, interiorizarem a palavra dos diversos autores que põe no papel a vida e vivências "do Jesus" e seus contemporâneos?" Não...a Bíblia é um conjunto de valores inestimáveis e perfeitamente intemporais...

Transcrevo aqui uma carta em tom jocoso...em resposta aos que apelidam de "cabrões dos ateus", mostrando toda a simpatia de que um "cego" religioso consegue ser capaz...

“Laura Schlessiger é uma personalidade do rádio americano que distribui conselhos para pessoas que ligam para seu show. Recentemente ela disse que a homossexualidade é uma abominação de acordo com Levítico 18:22 e não pode ser perdoada em nenhuma circunstância. O texto abaixo é uma carta aberta para dra. Laura, escrita por um cidadão americano.”

“Cara Dra, Laura:

Obrigado por ter feito tanto para educar as pessoas na Lei de Deus. Eu tenho aprendido muito com seu programa, e tento compartilhar o conhecimento com tantas pessoas quantas posso. Quando alguém tenta defender o homossexualismo, por exemplo, eu simplesmente o lembro que Levítico 18:22 afirma claramente que isso é uma abominação. Mas eu preciso de sua ajuda no que diz respeito a algumas leis específicas e como segui-las nos dias atuais:

a) Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável para o Senhor (Levítico 1:9). O problema são os meus vizinhos. Eles reclamam que o odor não é agradável para eles. Devo matá-los por heresia?

b) Eu gostaria de vender minha filha como escrava, como é permitido em Êxodo 21:7. Hoje, qual você acha que seria um preço justo por ela?

c) Levítico 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados de nações vizinhas. Um amigo meu diz que isso se aplica a mexicanos, mas não a canadenses. Você pode esclarecer isso? Por que eu não posso possuir escravos canadenses?

d) Levítico 21:20 afirma que eu não posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver algum defeito na visão. Eu admito que uso óculos para ler. A minha visão tem mesmo que ser 100% ou pode-se dar um jeitinho?

e) A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusive o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levíticos 19:27. Como eles devem ser mortos?

f) Meu tio tem uma fazenda. Ele viola Levíticos 19:19, plantando dois tipos diferentes de vegetais no mesmo campo. Sua esposa também viola Levítico 19:19, porque usa roupas feitas de dois tipos diferentes de tecido (algodão e poliéster). Ele também tende a xingar e blasfemar muito. É realmente necessário que eu chame toda a cidade para apedrejá-los, conforme nos é ordenado em Levítico 24:10-16? Não poderíamos simplesmente queimá-los em uma cerimônia privada, como deve ser feito com as pessoas que mantêm relações sexuais com seus sogros?(Levítico 20:14)

PS. Eu sei que você estudou essas coisas a fundo, então estou confiante que possa ajudar. Obrigado novamente por nos lembrar que a Bíblia é a palavra de Deus e é eterna e imutável.

Seu discípulo.”



Já agora...caros amigos de curso...Temos exame de Direito Penal dia 5...Sábado...Boa Sorte e cuidado...

"Executar todo aquele que fizesse qualquer atividade no dia de sábado". Esse mandamento está em Êxodo 20:8 a 11 e Levítico 23:3.

2 Comments:

Ferreira Ribeiro said...

Porco ateu! Que a ira do Senhor caia sobre ti!

Agora a sério, graves e penosas consequências nos trazem as más interpretações bíblicas. Quem quer, não vê para além das simples palavras, não procura a teleologia das frases.

Mas já repararam que a poucos são os posts do Torrada que não têm referências à religião... E autoproclamam-se de ateus alguns dos bloggers. Cá para mim rezais o rosário todos os dias, através da Rádio Renascença!

Hugo said...

a verdade é k ngm fica indiferente a esse veneno k é a religião(veneno no sentido d droga que as pessoas necessitam para viver e enfrentar os seus problemas), k matou mais pessoas k salvou...
e se bem k diferença nenhuma faz na minha dúvida, custa-me compreender a diferença absurda k faz noutras...

culpado nao pode ser apenas akele k mal interpreta...se tivermx em conta k o texto a ser interpretado é um enorme conjunto de contradições e incoerencias...

juntexe o facto do best-seller ser o prato do dia de gente na faixa etária dos 5-12 anos k avessos são à compreensão e adaptaçao...pois obviamente o seu entendimento é literal...

mas sobre este tema tanto ficaria por dizer por mais k escrevexe...
é smp difícil discutir algo que se sente ,do plano irracional, sob uma mera base lógica...explicar o ilógico é smp inglório...

mas k muitas coisas deviam mudar e adaptar, isto num texto de alguns 2000 anos...lá isso...(e este post serviu para mostrar isso mesmo, k a biblia é reflexo de um tempo mt longinquo e nunca deverá ser invocada como palavra do senhor, palavra sagrada, para aplicação nos tempos modernos, ie, matar todos os homosexuais por exemplo.

ps: arrisco-me a dizer k os verdadeiros ateus pensam ou pensaram mais na religião que um qualquer religioso...
pois chegar a essa conclusão céptica, não se chega de animo leve tendo em conta o tipo de educaçao e discriminaçao(em tempos). é preciso perceber de algo para se negar esse algo...