sábado, 30 de junho de 2007

Perdoai-os Senhor... Eles não sabem o que fazem...

A lei existe e é para ser cumprida, sob pena de, da sua violação, resultar perversão da ordem pública.
Ignorantia legis neminem excusat, ou seja, o facto de um sujeito desconhecer a lei não justifica por si só a infração (se assim não fosse, proliferava certamente a "ignorância")
Porém, o que sucede quando a lei não é... inteligível para o cidadão comum? Ora, eu, como membro íntegro e responsável da sociedade, devoto seguidor dessa coisa chamada ordem jurídica, decidi mergulhar no maravilhoso mundo do Código Penal.
Digo desde já que devorei, qual romance de Dan Brown, aquela majestosa obra. Brilhante. Todavia, detectei algumas expressões que podem, em última instância, atentar contra a própria segurança jurídica... Qualquer artigo que seja deve ser sempre o mais esclarecedor possível, de modo a que os indivíduos disponham da convicção de estarem a proceder bem ou mal.
Um exemplo:

Artº 164
Violação
1-Quem, por meio de violência, ameaça grave,(...) constranger outra pessoa a sofrer ou a praticar, consigo ou com outrém, cópula, coito anal, ou coito oral é punido com pena de prisão de 3 a 10 anos
.
Já utilizei, pessoalmente, a palavra "cópula" muito antes de ter descoberto a ter descoberto no código penal. Significa "ter relações sexuais, envolvendo penetração da mulher".
Contudo, descobri por mim mesmo que poucos sabem o que é copular. Citando uma conversa, desenvolvida num tom jocoso:
.
"- Já praticaste cópula(o resto não interessa para o caso...)?
- Cópula? Isso não é daquelas coisas que há nos telhados lá nos árabes?"
.
Ai aquele Saddam era cá um tarado...
Em jeito de conclusão, se queremos uma sociedade estável, em que as pessoas saibam se o que estão a praticar é lícito ou não, dou um conselho: chamem as coisas pelos nomes (e não é preciso ser obsceno!).

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Freigil..


Desde já o meu muito obrigado pelo convite para elencar entre tão nobilíssimos bloguers da nossa praça. Espero que tenham consciência do rude golpe que acabam de disferir nas vossas reputações ao deixar entrar este espécime na vossa equipa.


Não posso deixar de fazer referência, iniciando assim o meu rol de estupidezes aqui no Torrada, à indicação (não consensual) de evitar as privates nos post; precisamente pelo facto de começar criticando o artista do Hugo por ter tido a sacanice (que não tem outro nome..) de me roubar o melhor lugar de 200 em plena frequência de Constitucional.. nada que o tempo não o faça pagar certamente! Depois abraça-se e o caraças.. enfim!


Não sei se já repararam mas tenho o irritante hábito de apenas colocar dois pontinhos em lugar dos três da praxe, referindo-me às reticências.. (estão a ver aqui estão eles.. olha outra vez! olha, ai não é um ponto de exclamação.. mas aqui já lá estão eles outra vez.. fenómeno curioso este dos dois pontos colocados em vez dos habituais 3 querendo-se referir a reticencias!). Note-se o facto de ter agora apelidado esta situação, na circunstancia fenómeno, de curioso quando acima o havido descrito como irritante o que por si pode desde já constituir uma divergência.. porém, julgo que como quase em tudo na vida (à excepção da preferência clubística) há lugar para duas ou mais posições simultâneas.. (pensavam que ia falar das mulheres, sacanas.. ai não, sacana é o Hugo mas uma interpretação extensiva da sacanice em sede de insulto varia, mas concretizada na questão sub iudice poderá abranger todo um leque de pessoas.. sacanas concerteza!).


Assim sendo, só me resta dizer que é interessante o facto de o Pedro Abrunhosa não tirar os óculos.. sugeria mesmo uma explicação sempre sábia da minha avó (nascida numa freguesia pertencente ao concelho de Resende, a freguesia de Freigil - Situada no extremo poente do concelho e encostada toda ela ao rio Cabrum, esta freguesia sobe rapidamente até ao Penedo de S. João e, em seguida, ao Ramalhal, onde atinge 679 metros de altitude. Apesar de ser tão encostada, a terra tem aqui e ali alguns assentos, com terrenos muito férteis e paisagens repousantes. A freguesia é muito bela. Os seus campos cheios de verdura e os seus pinhais vestidos de elegância dão, a quem tem a dita de os poder contemplar, uma paz interior que satisfaz e um ar purificado que consola). Explicação esta que radica no seguinte - ele só não tira os óculos por causa da remela..


Considerem-se avisados!


P.S. - já vou ouvir do sacana, ah e tal que post tão longo!.. Sacana!


sábado, 23 de junho de 2007

A mal aproveitada dependência...

Ninguém me tira da cabeça que os pais nos querem ver pelas costas, a fazer as malas e dizer«vamos morar sozinhos»(ou pelo menos longe daqui)...
Vejam que desde pequenos nos querem expulsar mas não têm coragem para o fazer...É dar-nos a comer coisas que não queremos, é impedirem-nos de ver tv ou estarmos muito tempo no computador...é vestirem-nos roupas ridículas...é baterem-nos quando caímos...é mais tarde impedirem-nos de sair á noite(há ainda os que gozam da sorte de morar no rés do chão...imunes a este impedimento...)
Pois claro que nós pobres ignorantes cometemos o erro de mais dia menos dia abdicar da tríplice casa,comida e roupa lavada...afinal a independência só nos traz preocupações e aos 40 anos bem que podemos ser "independentes" e gozar destas "dependencias"...
Infelizmente eu também gozo desse mal da «pretensão á independência» o mais rapidamente possível...mas conhecendo-me como conheço é daí que parto para afirmar
VIVA À DEPENDÊNCIA...
E já agora...já que eles nos querem irritar e expulsar...Que tal tornar a vida deles num inferno? Não atender o telemóvel quando nos ligarem...não telefonar a avisar que não vamos jantar...não usar a base de copo e pôr a coca cola em contacto directo com o cabedal dos sofás...são só algumas ideias de maldades a esses irresponsáveis e maliciosos entes intitulados «PAIS».
Deixo aqui um exemplo...

terça-feira, 12 de junho de 2007

Oasis precisa-se!

Recentemente, Mário Lino, a propósito do polémico caso do novo - e, segundo Sócrates, indispensável - aeroporto de Lisboa, afirmou que a margem Sul era um autêntico deserto.

Impacto imediato nos media. Os mais distraídos poderiam até pensar que Portugal iria assumir a presidência da UE ou até que, imagine-se(!), o G8 tinha reunido... Mas claro que não!
Surgiram as habituais piadas, os boatos da praxe, as respostas indignadas do costume. Nem o Special One, setubalense de gema, ficou indiferente aos "impropérios" proferidos, não perdendo a oportunidade para contra-atacar (com a calma e contenção que sempre o acompanharam).

Já se ia diluindo, embora subtilmente, a polémica, quando Maria José Nogueira Pinto ripostou, disparando noutra direcção:
"O deserto de que fala Mário Lino existe. Mas não está na Margem Sul, fica no centro de Lisboa, onde o ministro das Obras Públicas trabalha. Os bancos zarparam, os escritórios deslocarizaram-se(...) e o território foi apodrecendo"(in "Visão").

Estranho... Muito estranho mesmo... Durante uns tempos, esteve muito na moda a expressão "brincar às democracias". Mudam os tempos, a sociedade evolui, e agora? Brinca-se aos desertos...

A julgar pela morosidade dos processos e da tomada de decisões, pela extrema importância que é dada a um comentário (que, apesar de tudo, não deixou de ser infeliz), enfim, pela deficiência e insuficiência das infraestruturas ("podres, segundo M.J. Nog.Pinto), creio, efectivamente, que um novo deserto está agora a surgir.

Não na Margem Sul, não no coração da capital, mas sim num local intangível: no campo da objectividade, da clarividência e, sobretudo, no campo da consciência e da responsabilidade do poder.

Aparentemente, governar o país é "areia a mais para a camioneta" de quem tem essa função...

O tema controverso...Anorexia vs Ignorância


O metro é realmente uma mina...felizmente não há viagem que não faça sem ouvir episódios engraçados...mas este bate todos aos pontos...
Conversa entre duas jovens...

-Ai...vi um pugrama...sobre os gordos...e depois os anoréticos...não sei explicar mt bem...eles vomitavam...
(ar superior da outra jovem)-Naum...isso é bulimia!
-Sim sim...mas bulimia é vomitar por kerer, anorexia é sem kerer...
-Ah...então isso dava-me jeito...

Se isto fosse bem assim...
algures no futuro...

Jovem do metro -Sr. Doutor...sinto-me gorda e apetecia-me algo pra vomitar...
Dr.Septuagenário -Oh minha filha(k é assim k eles falam)...tem k ter cuidado senão fica só pele e osso...Vou-lhe receitar aki um bocadinho,SÓ, não vá ficar viciada, de anorexia...
JM- Obrigado Sr.Doutor...é k vem aí o Natal e keria comer o k me apetecexe...
DS- Sim minha filha, eu também...(conversa interminável sobre os riscos das rabanadas de vinho tinto)...tome lá...Anorexia500...É pra tomar 3 vezes ao dia depois de cada refeição...

Mas não é bem assim...
Portanto foi mesmo um momento de estupidez tocante...
será k kd uma delas tiver esta triste doença a outra vai mandar uma sms a desejar os parabéns?

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Branco mais branco, não há!

«Temos consciência de que a qualidade na prestação dos serviços depende,
sobretudo, do grau de clareza da informação que prestamos e da optimização dos
canais de comunicação que disponibilizamos à comunidade [...].»

Mensagem da Direcção Regional de Educação do Norte, no seu site http://w3.dren.min-edu.pt/


E de facto a directora foi muito clara a transmitir informação ao padre quando o mandou de volta para a sacristia. Palavra de Directora!

sábado, 9 de junho de 2007

Nike... Funcionalidade acima de tudo

Mundial de futebol Alemanha 2006. Figo, Cristiano Ronaldo, Ricardo e muitos outros craques da nossa selecção fizeram-nos sonhar que seria possivel erguer o "caneco"(se bem que aquilo se pareça com tudo menos com um recipiente pelo qual se possa beber o belo do champanhe).
Contudo, a participação portuguesa foi assolada, qual sombra de Saltillo em 86 ou fantasma coreano de 2002, por um violento escândalo... Fontes de um jornal reputado internacionalmente tomaram conhecimento de algo verdadeiramente inquietante. A redacção achou que tal não podia passar incólume, tendo publicado esta autêntica bomba, que consternou todo o universo dos amantes do desporto-rei e não so:


O artigo, que fez a capa do jornal "O Crime", afirma que as botas do atleta, do ídolo, Luís Figo, poderiam transmitir uma perigosa doença, designada de "Síndrome do Choque Tóxico".

Como não podia deixar de ser, a minha curiosidade ficou... digamos que aguçada. Motivo mais que suficiente para proceder a uma pequena investigação sobre a maleita em questão. Sim, porque não aceitei gratuitamente que o nosso eterno número 7 fosse um exterminador em potência, que fosse capaz de contagiar multidões com algo que não fosse o seu inato talento futebolístico...

Devo dizer que os resultados da pesquisa foram perturbadoramente bizarros. De facto, entre os sintomas encontram-se, para além de vómitos, diarreia, dores de cabeça e perdas de equilíbrio, as febres elevadas referidas na capa do jornal. Porém, as causas dão, no mínimo, que pensar. Passo a citar uma enciclopédia de medicina:

"A síndroma do choque tóxico é provocada por uma toxina produzida pela bactéria Staphylococcus Aureus. O desenvolvimento excessivo desta toxina na vagina, associado à utilização prolongada de certas marcas de tampões altamente absorventes deve-se à maior produção de toxinas. Alguns casos que não ocorreram em ligação com a menstruação foram relacionados com a utilização de certos contraceptivos, como diafragma e esponja"

Quem sabe se Portugal não teria mesmo sido campeão se não fosse este escândalo...

Deixo as conclusões para os caros leitores

P.S.- A Luís Figo, deixo um conselho: "quando não souberes das chuteiras, pergunta à Helen!

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Produto Receita Marginal

Em economia, designa-se por produto receita marginal (grosso modo) a quantidade adicional de dinheiro que uma empresa consegue com a inclusão de uma unidade extra de trabalho.
O torrada do meio, apesar de não ser uma empresa, nem de ter lucros - pelo menos por enquanto - tem um novo elemento de redacção: eu (deveras elucidativo)
Tiago no BI, Peter Pan para uns, Vimarani para outros, tentarei corresponder às expectativas de quem confiou em mim para integrar a equipa do torrada.
Porquê tal preocupação? Porque acrescentar trabalhadores quando estes não são necessários apenas traz prejuizo... E nenhum de nós, como bons empresários, queremos que isso aconteça...
Por isso, procurarei incrementar a qualidade do produto, aumentar a quantidade produzida e, consequentemente, satisfazer as exigências da nossa assídua clientela.
Todos juntos por um motivo: tornar a nossa torrada a mais bem cotada do mercado!

há aqui alguma coisa k não bate certo...


Há palavras que simplesmente são incompatíveis...exemplificando...

- aquele gajo é mesmo um magro gordo...
- aquela é mesmo linda e feia...
- aqueles são mesmo políticos honestos...
- aquela é a Cátia Vanessa...

Portugal Futurista...mas quem é k se lembra destas coisas?!!