domingo, 3 de fevereiro de 2008

Do Carnaval e do frio que nessa época se sente em lusitanas terras

Dizem os maiores sábios da Geografia mundial que no hemisfério norte, entre 21 de Dezembro e 21 de Março se vive uma estação do ano denominada Inverno. Alguns mais radicais, incautos até, ousam sustentar que nessa época, no hemisfério norte, as temperaturas são baixas, a pluviosidade mais elevada e o sol brilha mais tímido, por entre as nuvens carrancudas que pintam de cinzento o manto azul celestial, que costuma pairar sobre nossas cabeças. Nunca gostei muito de cientistas. Sempre os encarei como meros frustrados da vida, seres que pela sua incapacidade de se integrarem na convivência social, se preferem entregar ao mundo das pipetas e dos tubos de ensaio. A sabedoria popular, essa sim, encontra geralmente resposta para todas as ânsias e todas as necessidades mais básicas a que o Homem, enquanto ser político e biológico, tem forçosamente de responder.


E que bem se pronunciou a sabedoria popular (popularucha, direi melhor) portuguesa sobre esta acesa polémica das estações do ano. Que melhor argumento que os grandiosos desfiles de Carnaval à moda brasileira de localidades como Ovar, Mealhada e Nazaré? É tão claro como a água que entre Dezembro e Fevereiro não se fazem sentir temperaturas reduzidas neste luso cantinho. Como poderá o argumento proceder face a imagens como esta?




Repare-se no azul do céu lá atrás e na forma como está vestida a multidão que assiste na moderníssima arquibancada, construída para melhor comodidade do público (atente-se a título de exemplo no indíviduo de camisola vermelha)... É notório o calor que se faz sentir na localidade que serviu de palco a este grandioso desfile de Carnaval, que quase (quase) faz inveja ao desfile da cidade brasileira de Santa Catarina de Japarecuaçú.

Mas não se esgotam aqui os argumentos. A comunicação social encarrega-se de os enumerar:

«3 fevereiro 2008

Cancelado o Corso de Domingo - Em virtude das condições meteorológicas, está oficialmente cancelado o desfile de hoje. (...)»

in http://noticias.sapo.pt/lusa

«Nazaré, Leiria, 03 Fev (Lusa) - A chuva intensa que se fez sentir na vila da Nazaré interrompeu o desfile carnavalesco na Marginal, mas muitos foliões ainda insistiram em terminar o corso.»

in http://carnaval.ovar.net/

Meus senhores, reformem-se os manuais e os programas de Geografia do ensino básico e secundário, que as nossas crianças estão a ser mal formadas!

PS.: deixemos as imitações rascas e defendamos a tradição portuguesa. A importação é bem-vinda quando necessária e, acima de tudo, quando feita com bom gosto. Para quê fazer desfiles com senhoras em biquini, por mais agradável à vista que isso possa ser, se as condições atmosféricas desta época do ano não o permitem? Sejamos razoáveis. Resta-nos esperar que as meninas da fotografia não tenham ido parar ao hospital com hipotermia. 'Taditas!

2 Comments:

Rita said...

E pensar que eu, nos meus idos tempos de meninice, assistia com toda a minha alegria ao referido "Bueréré" com a sua querida apresentadora Ana Malhoa (nos tempos em que ela era apenas notavel pelos seus dotes de doçura para com as criancinhas...)

;-p

****

Rita said...

Bem, como devem ter reparado, o meu comentario anterior refere se ao vosso outro post...nao a este do carnaval etc..

(sorry!...)

***